Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

*********************** NO TEMPO dos COWBOYS



Houve época em que o western era o espírito do povo norte-americano. Tempo em que partir em uma diligência ou a cavalo era perigoso. Houve uma época em que o bom e antigo FAROESTE, espinha dorsal do cinema hollywoodiano, atraía multidões com aventuras de tirar o fôlego, trilhas sonoras entusiasmadas e histórias simplórias, no qual o bem triunfa e o mal é punido. No comando, cineastas extraordinários como Anthony Mann, Howard Hawks, John Sturges, Delmer Daves, John Ford, Andre De Toth, Budd Boetticher, Sam Peckinpah, Sergio Leone, entre outros.

Com regras praticamente fixas (mocinho-COWBOY defende a lei e o vilão está contra ela; saloon como ponto de discórdias ou ajustes de contas; bela garota libertina cantando e encantando; duelo como clímax da ação etc.) e sucesso de bilheteria garantido, ainda assim muitos desses filmes foram feitos sob duras condições, devido a falta de recursos. 

Os COWBOYS do cinema transmitem valor e coragem, enfrentando a crueldade nua e crua do mundo selvagem. Não há espaço para compaixão. Eles têm parceiros bonitões (Montgomery Clift, John Derek, Anthony Perkins, Ricky Nelson, Tab Hunter); ou divertidos, grandalhões, bêbados (Walter Brennan, Ward Bond, Thomas Mitchell, Edgar Buchanan, Andy Devine).

De tiroteios sem sangue aos violentos FAROESTES recentes, percebe-se a inocência perdida de um gênero cinematográfico que teve a morte anunciada diversas vezes, e os cinéfilos apaixonados se recusam a enterrá-lo. Estou entre eles.



COWBOYS do CINEMA

ALAN LADD
(1913 - 1964)

Principais Faroestes:
O ÚLTIMO CAUDILHO (Red Mountain, 1951), de William Dieterle; OS BRUTOS TAMBÉM AMAM (Shane, 1952), de George Stevens; HOMENS DAS TERRAS BRAVAS (The Badlanders, 1958), de Delmer Daves.

ANTHONY QUINN
(1915 – 2001)

Principais Faroestes:
CONSCIÊNCIAS MORTAS (The Ox-Bow Incident, 1943), de William A. Wellman; MINHA VONTADE É A LEI (Warlock, 1959), de Edward Dmytryk; DUELO DE TITÃS (Last Train from Gun Hill, 1959), de John Sturges.

AUDIE MURPHY
(1925 - 1971)

Principais Faroestes:
ONDE IMPERA A TRAIÇÃO (The Duel at Silver Creek, 1952), de Don Siegel; A PASSAGEM DA NOITE (Night Passage, 1957), de James Neilson; O PASSADO NÃO PERDOA (The Unforgiven, 1960), de John Huston.

BURT LANCASTER
(1913 – 1994)

Principais Faroestes:
O ÚLTIMO BRAVO (Apache, 1954), de Robert Aldrich; VERA CRUZ (Idem, 1954), de Robert Aldrich; O PASSADO NÃO PERDOA (The Unforgiven, 1960), de John Huston.

CHARLTON HESTON
(1923 – 2008)

Principais Faroestes:
AS AVENTURAS DE BÚFALO BILL (Pony Express, 1953), de Jerry Hopper; AVENTURA SANGRENTA (The Far Horizons, 1955), de Rudolph Maté; DA TERRA NASCEM OS HOMENS (The Big Country, 1958), de William Wyler.

CLINT EASTWOOD
(1930)

Principais Faroestes:
POR UM PUNHADO DE DÓLARES (Per un Pugno di Dollari, 1964), de Sergio Leone; TRÊS HOMENS EM CONFLITO (Il Buono, il Brutto, il Cativo, 1966), de Sergio Leone; OS IMPERDOÁVEIS (Unforgiven, 1992), de Clint Eastwood.

DALE ROBERTSON
(1923 – 2013)

Principais Faroestes:
CIDADE DO MAL (City of Bad Men, 1953), de Harmon Jones; OS MENSAGEIROS DO PERIGO (The Silver Whip, 1953), de Harmon Jones; DOMINGO SANGRENTO (A Day of Fury, 1956), de Harmon Jones.

ERROL FLYNN
(1909 – 1959)

Principais Faroestes:
UMA CIDADE QUE SURGE  (Dodge City, 1939), de Michael Curtiz; CARAVANA DE OURO (Virginia City, 1940), de Michael Curtiz; SANGUE E PRATA (Silver River, 1948), de Raoul Walsh.

FRANCO NERO
(1941)

Principais Faroestes:
DJANGO (Idem, 1966), de Sergio Corbucci; ADEUS, TEXAS (Texas, Addio, 1966), de Ferdinando Baldi; O HOMEM, O ORGULHO, A VINGANÇA (L'uomo, l'orgoglio, la vendeta, 1967), de Luigi Bazzoni.

FRED MacMURRAY
(1908 – 1991)

Principais Faroestes:
ATIRADORES DO TEXAS (The Texas Rangers, 1936), de King Vidor; AVENTURA SANGRENTA (The Far Horizons, 1955), de Rudolph Maté; A MANCHA DE SANGUE (At Gunpoint, 1955), de Alfred L. Werker.

GARY COOPER
(1901 - 1961)

Principais Faroestes:
JORNADAS HEROICAS (The Plainsman, 1936), de Cecil B. DeMille; MATAR OU MORRER (High Noon, 1952), de Fred Zinnemann; O HOMEM DO OESTE (Man of the West, 1958), de Anthony Mann.

GEORGE MONTGOMERY
(1916 – 2000)

Principais Faroestes:
DE HOMEM PARA HOMEM (Gun Belt, 1953), de Ray Nazarro; COVIL DE FERAS (Robbers' Roost, 1955), de Sidney Salkow; O RIO DOS HOMENS MAUS (Canyon River, 1956), de Harmon Jones.

GIULIANO GEMMA
(1938 – 2013)

Principais Faroestes:
O DÓLAR FURADO (Un Dollaro Bucato, 1965), de Giorgio Ferroni; ADEUS GRINGO (Adiós Gringo, 1965), de Giorgio Stegani; A PISTOLA É MINHA BÍBLIA (E per Tetto un Cielo di Stele, 1968), de Giulio Petroni.

GLENN FORD
(1916 - 2006)

Principais Faroestes:
MULHERES EM PERIGO (The Secret of Convict Lake, 1951), de Michael Gordon; UM PECADO EM CADA ALMA (The Violent Men, 1955), de Rudolph Maté; GALANTE E SANGUINÁRIO (3:10 to Yuma, 1957), de Delmer Daves.

GREGORY PECK
(1916 - 2003)

Principais Faroestes:
CÉU AMARELO (Yellow Sky, 1949), de William A. Wellman; ESTIGMA DA CRUELDADE (The Bravados, 1958), de Henry King; DA TERRA NASCEM OS HOMENS (The Big Country, 1958), de William Wyler.

GUY MADISON
(1922 – 1996)

Principais Faroestes:
INVESTIDA DE BÁRBAROS (The Charge at Feather River, 1953), de Gordon Douglas; SOB O COMANDO DA MORTE (The Command, 1954), de Dabid Butler; O TIRANO DA FRONTEIRA (The Last Frontier, 1955), de Anthony Mann.

HENRY FONDA
(1905 - 1982)

Principais Faroestes:
CONSCIÊNCIAS MORTAS (The Ox-Bow Incident, 1943), de William A. Wellman; PAIXÃO DOS FORTES (My Darling Clementine, 1946), de John Ford; ERA UMA VEZ NO OESTE (C’era uma Volta Il West, 1968), de Sergio Leone.

JAMES CAGNEY
(1899 – 1986)

Principais Faroestes:
A LEI DO MAIS FORTE (The Oklahoma Kid, 1939), de Lloyd Bacon; FORA DAS GRADES (Run for Cover, 1955), de Nicholas Ray; HONRA A UM HOMEM MAU (Tribute to a Bad Man, 1956), de Robert Wise.

JAMES STEWART
(1908 - 1997)

Principais Faroestes:
WINCHESTER`73 (Idem, 1950), de Anthony Mann; E O SANGUE SEMEOU A TERRA (Bend of the River, 1952), de Anthony Mann; O PREÇO DE UM HOMEM (The Naked Spur, 1953), de Anthony Mann.

JEFF CHANDLER
(1918 – 1961)

Principais Faroestes:
FLECHAS DE FOGO (Broken Arrow, 1950), de Delmer Daves; HORDAS SELVAGENS (The Great Sioux Uprising, 1953), de Lloyd Bacon; PILASTRAS DO CÉU (Pillars of the Sky, 1956), de George Marshall.

JEFFREY HUNTER
(1926 – 1969)

Principais Faroestes:
RASTROS DE ÓDIO (The Searchers, 1956), de John Ford; QUEM FOI JESSE JAMES (The True Story of Jesse James, 1957), de Nicholas Ray; AUDAZES E MALDITOS (Sergeant Rutledge, 1960), de John Ford.

JOEL McCREA
(1905 - 1990)

Principais Faroestes:
ALIANÇA DE AÇO (Union Pacific, 1939), de Cecil B. DeMille; BUFFALO BILL (Idem, 1944), de William A. Wellman; PISTOLEIROS DO ENTARDECER (Ride the High Country, 1962), de Sam Peckinpah.

JOHN PAYNE
(1912 – 1979)

Principais Faroestes:
BARREIRAS DE SANGUE (El Paso, 1949), de Lewis R. Foster; LEGIÃO DOS DESESPERADOS (Passage West, 1951), de Lewis R. Foster; HOMENS INDOMÁVEIS (Silver Lode, 1954), de Allan Dwan.

JOHN WAYNE
(1907 - 1979)

Principais Faroestes:
NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS (Stagecoach, 1939), de John Ford; RIO VERMELHO (Red River, 1948), de Howard Hawks; RASTROS DE ÓDIO (The Searchers, 1956), de John Ford.

KIRK DOUGLAS
(nasceu em 1916)

Principais Faroestes:
EMBRUTECIDOS PELA VIOLÊNCIA (Alon the Great Divide, 1951), de Raoul Walsh; RIO DA AVENTURA (The Big Sky, 1952), de Howard Hawks; SEM LEI E SEM ALMA (Gunfight at O.K. Corral, 1957), de John Sturges.

LEE MARVIN
(1924 – 1987)

Principais Faroestes:
O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA (The Man Who Shot Liberty Valance, 1962), de John Ford; OS PROFESSIONAIS (The Professionals, 1966), de Richard Brooks; DÍVIDA DE SANGUE (Cat Ballou, 1965), de Elliot Silverstein.

RANDOLPH SCOTT
(1898 - 1987)

Principais Faroestes:
OS CONQUISTADORES (Western Union, 1941), de Fritz Lang; SETE HOMENS SEM DESTINO (Seven Men from Now, 1956), de Budd Boetticher; O HOMEM QUE LUTA SÓ (Ride Lonesome, 1959), de Budd Boetticher.

RICHARD WIDMARK
(1914 - 2008)

Principais Faroestes:
CÉU AMARELO (Yellow Sky, 1949), de William A. Wellman ; A ÚLTIMA CARROÇA (The Last Wagon, 1956), de Delmer Daves; DUELO NA CIDADE FANTASMA (The Law and Jake Wade, 1958), de John Sturges.

ROBERT MITCHUM
(1917 - 1997)

Principais Faroestes:
SUA ÚNICA SAÍDA (Pursued, 1947), de Raoul Walsh; PAIXÃO DE BRAVO (The Lusty Men, 1952), de Nicholas Ray; DOMINADOS PELO TERROR (Track of the Cat, 1954), de William A. Wellman.

ROBERT RYAN
(1909 – 1973)

Principais Faroestes:
O PREÇO DE UM HOMEM (The Naked Spur, 1953), de Anthony Mann; OS PROFESSIONAIS (The Professionals, 1966), de Richard Brooks; MEU ÓDIO SERÁ SUA HERANÇA (The Wild Bunch, 1969), de Sam Peckinpah.

ROBERT TAYLOR
(1911 - 1969)

Principais Faroestes:
GENTIL TIRANO (Billy the Kid, 1941), de David Miller; A ÚLTIMA CAÇADA (The Last Hunt, 1956), de Richard Brooks; DUELO NA CIDADE FANTASMA (The Law and Jake Wade, 1958), de John Sturges.

ROCK HUDSON
(1925 - 1985)

Principais Faroestes:
IMPÉRIO DO PAVOR (Horizons West, 1952), de Budd Boetticher; BANDO DE RENEGADOS (The Lawless Breed, 1953), de Raoul Walsh; O ÚLTIMO PÔR-DO-SOL (The Last Sunset, 1961), de Robert Aldrich.

ROD CAMERON
(1910 – 1983)

Principais Faroestes:
OS DESPREZADOS (Renegades of the Rio Grande, 1945), de Howard Bretherton; OS SALTEADORES (The Plunderers, 1948), de Joseph Kane; O CAVALEIRO NEGRO (Brimstone, 1949), de Joseph Kane.

RORY CALHOUN
(1922 – 1999)

Principais Faroestes:
O RIO DAS ALMAS PERDIDAS (River of No Return, 1954), de Otto Preminger; DINASTIA DO TERROR (Dawn at Socorro, 1954), de George Sherman; RASTROS DA CORRUPÇÃO (The Spoilers, 1955), de Jesse Hibbs.

STERLING HAYDEN
(1916 - 1986)

Principais Faroestes:
MULHER DE FOGO (Take Me to Town, 1953), de Douglas Sirk; JOHNNY GUITAR (Idem, 1954), de Nicholas Ray; REINADO DE TERROR (Terror in a Texas Town,1958), de Joseph H. Lewis.

TYRONE POWER
(1914 – 1958)

Principais Faroestes:
JESSE JAMES (Idem, 1939), de Henry King; O CORREIO DO INFERNO (Rawhide, 1951), de Henry Hathaway; O AVENTUREIRO DO MISSISSIPPI (Mississippi Gambler, 1953), de Rudolph Maté.

VAN HEFLIN
(1908 – 1971)

Principais Faroestes:
OS BRUTOS TAMBÉM AMAM (Shane, 1952), de George Stevens; GALANTE E SANGUINÁRIO (3:10 to Yuma, 1957), de Delmer Daves; HERÓIS DE BARRO (They Came to Cordura, 1959), de Robert Rossen.

VICTOR MATURE
(1913 – 1999)

Principais Faroestes:
PAIXÃO DOS FORTES (My Darling Clementine, 1946), de John Ford;O GRANDE GUERREIRO (Chief Crazy Horse, 1955), de George Sherman; O TIRANO DA FRONTEIRA (The Last Frontier, 1955), de Anthony Mann.

WILLIAM HOLDEN
(1918 - 1981)

Principais Faroestes:
GLORIOSA VINGANÇA (Texas, 1941), de George Marshall; A FERA DO FORTE BRAVO (Escape from Fort Bravo, 1953), de John Sturges; MEU ÓDIO SERÁ SUA HERANÇA (The Wild Bunch, 1969), de Sam Peckinpah.


Yorum Gönder

0 Yorumlar